Cobasi e Instituto Adimax: Uma Iniciativa para Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual

 

A Cobasi, referência em produtos e serviços para pets no Brasil, firmou uma parceria com o Instituto Adimax, uma organização sem fins lucrativos dedicada à inclusão social e ao bem-estar animal. Essa colaboração visa se tornar patrocinadora oficial de um cão-guia, promovendo a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência visual, além de aumentar o conhecimento sobre o tema.

O treinamento de um cão-guia é um processo complexo e de longa duração, que abrange desde a socialização inicial do filhote até o treinamento específico, podendo durar até 2 anos. “Estamos entusiasmados com essa parceria, que nos permitirá levar informação e conscientização ao público sobre a importância dos cães-guias”, afirma Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi. Ela destaca que a empresa compartilhará, por meio de suas redes sociais, cada etapa do treinamento, permitindo que todos compreendam o cuidado e o esforço envolvidos na preparação desses incríveis animais.

Atualmente, cerca de 50 famílias socializadoras do Instituto estão ativas no Brasil, preparando cães para se tornarem guias e cães de assistência. Com menos de 200 cães-guias em atividade no país e uma demanda que ultrapassa 7 milhões de pessoas com deficiência visual, é evidente a necessidade de um trabalho contínuo e colaborativo.

"A parceria com a Cobasi traz uma soma significativa ao nosso propósito e nos permite fazer ainda mais pela causa. Ter parceiros que acreditam em nosso trabalho nos motiva a contribuir cada vez mais para a acessibilidade e inclusão social", destaca Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Adimax.

Fundado em 2018 em Salto de Pirapora (SP), o Instituto Adimax já entregou 93 cães-guias e 37 cães de assistência. O treinamento inclui uma fase de socialização com famílias voluntárias, seguida de um treinamento específico com instrutores de cães-guias. Durante esse período, é identificado se o animal está apto a exercer a função. Após essa avaliação, inicia-se um rigoroso processo de seleção que considera a compatibilidade entre o cão e seu futuro tutor.

A escolha da raça é fundamentada em estudos sobre o clima brasileiro e o comportamento dos animais, garantindo que os cães estejam aptos a desempenhar suas funções de forma eficaz. Por essa razão, as raças Golden Retriever e Labrador foram escolhidas, pois são reconhecidas por suas características comportamentais e adaptabilidade.

Com essa colaboração, a Cobasi e o Instituto Adimax não apenas esperam formar um cão-guia, mas também construir uma ponte de empatia entre a sociedade e a realidade das pessoas com deficiência visual.

Sobre a Cobasi

Pioneira no conceito de megaloja com produtos para pet, casa e jardim, a Cobasi oferece o que é essencial para a vida do brasileiro. Com 38 anos, a marca tem mais de 240 lojas distribuídas em 19 estados e no Distrito Federal, que oferecem mais de 20 mil produtos. Em 2023, concluiu a aquisição da rede cearense Mundo Pet, dobrando sua atuação na região Nordeste. Além da proximidade física dos seus clientes, a empresa entrega, também, comodidade de compra com seu e-commerce e aplicativo próprios.

Certificada por quatro anos consecutivos como Great Place to Work, a Cobasi investe na capacitação dos seus colaboradores e, com isso, entrega uma experiência única aos clientes. Ampliando seu ecossistema de negócios, em 2021 adquiriu a empresa Pet Anjo, plataforma que oferece a intermediação de serviços como dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare.

Imprensa e imagem, FSB Comunicação/Cobasi
Postagem Anterior Próxima Postagem
Ideia Ilimitada