Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon
Mesmo com o
“boom” da internet e das redes sociais, a TV aberta ainda ocupa um lugar
central na vida dos brasileiros, sendo uma das principais fontes de informação
e entretenimento em massa. Em um país com dimensões continentais e uma
diversidade cultural única, a televisão se destaca por unir diferentes públicos
em torno de conteúdos compartilhados, consolidando-se como uma plataforma
estratégica para as marcas que buscam visibilidade e vínculos autênticos com a
audiência.
De acordo
com a Kantar IBOPE Media, mais de 97% dos lares brasileiros possuem ao menos um
aparelho de televisão, e o consumo diário de TV aberta atinge, em média,
5h26min por pessoa. Os reality shows têm ganhado cada vez mais destaque, como o
Big Brother Brasil, que neste mês chegou em sua 25ª edição. Ao longo dos
últimos anos, esse tipo de atração não apenas conquistou picos de audiência,
mas também gerou elevado engajamento nas redes sociais, tornando-se um fenômeno
cultural com forte influência na formação da opinião pública e na percepção das
marcas.
Dados da
emissora responsável pelo programa reforçam esse impacto: no Rio de Janeiro, a
audiência cresceu em média 9%, enquanto em São Paulo o aumento foi de 5% entre
as edições de 2023 e 2024. Em Salvador, os índices do último BBB superaram os
de quatro das cinco edições anteriores, e, no Painel Nacional de Televisão
(PNT), a audiência geral registrou um avanço de 5% em 2024.
Mais do que
um veículo de comunicação, a TV aberta é um espaço no qual os comportamentos
dos brasileiros são representados. Nesse sentido, associar uma marca a esse
universo cultural significa dialogar diretamente com os valores e aspirações do
público, fortalecendo laços que vão além do consumo imediato.
No caso dos
reality shows, o impacto é ainda mais evidente. Ao unir entretenimento e
histórias de superação, esses programas têm o poder de mobilizar milhões de
pessoas ao mesmo tempo, estimulando debates e intensificando a interação nas
redes sociais e no cotidiano. Essa exposição massiva coloca as marcas em uma
posição privilegiada para fortalecer mensagens-chave e ampliar alcance.
Estamos
pelo quarto ano consecutivo no maior reality show do Brasil com o objetivo de
ampliar o conhecimento de marca e divulgar o consórcio, um produto que ainda
precisa ter sua versatilidade conhecida por toda a população. Em um país com
grandes desafios na educação financeira, acreditamos que nos associar a um
programa de grande visibilidade é uma maneira eficaz e assertiva de incentivar
práticas de gestão financeira, capacitando o público a tomar decisões mais
conscientes e planejadas para o futuro.
*O texto
publicado não reflete, necessariamente, a opinião deste site.
Informações
e imagem, Agência Virta