Veja Essa: Designer australiano cria guitarra digital

Site Terra

Com tela sensível ao toque e Linux como sistema operacional, instrumento supera algumas limitações encontradas nos modelos convencionais

Enquanto você se esforça para tirar três acordes naquela guitarra velha herdada do irmão mais velho, ou esmirilha naqueles botõezinhos coloridos da guitarra que você usa no Rockband ou no GuitarHero, um designer australiano somou todas as ideias referentes ao instrumento de seis cordas, aliou tecnologia de ponta e criou a guitarra digital MISA.

A ideia do criador, identificado no site apenas como Michael, é apresentar um instrumento que supere as limitações de uma guitarra elétrica e que apresente melhores recursos para a produção de música eletrônica. Não há cordas no instrumento. Assim, a mão direita (no caso de guitarristas destros) fica livre do movimento usual para tocar as cordas. Com ela, você pode controlar a intensidade do som, a curvatura, a sustentação da nota e trabalhar melhor com sons sintetizados, uma vez que o corpo da guitarra é equipado com uma tela sensível ao toque, em vez das cordas e captadores. O braço é formado por entradas que simulam as cordas e que podem ser tocadas como se fossem cordas reais, permitindo a construção de acordes. Veja a Misa em ação aqui.

A interface minimalista dá ao instrumento certo ar intuitivo. O software utilizado na Misa segue o conceito open source e opera no sistema Linux. O que oferece a programadores liberdade para modificar a programação e até mudar a interface para criar ainda mais funcionalidade. A Misa é um controlador de MIDI. Precisa estar conectada em um módulo de MIDI. Atua com Linux Kernel 2.6.31 (Gentoo), possui 24 trases, tela sensível ao toque, saída de MIDI, Ethernet e servidor SSH.

Segundo a explicação do designer publicada no site da Misa Digital, a ideia não é a substituição da guitarra. Um de seus pedidos é que não sejam feitas comparações entre os instrumentos - embora ele mesmo a faça, ao avaliar as limitações da elétrica diante da sua invenção.

A comercialização do instrumento é feita pelo próprio designer, no site criado para a divulgação da guitarra. Apesar da modernidade apresentada - parece mais uma daquelas guitarras utilizadas no desenho dos Jetsons - a compra é feita exclusivamente por email. (Site Terra)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Ideia Ilimitada