O uso da inteligência artificial (IA) tocou todos os aspectos da indústria criativa, e o desenvolvimento de conteúdo em marketing aplicado para abordar a interação acelerada de marcas e empresas com suas audiências não é exceção.
Hoje, o
marketing digital baseado em inteligência artificial é uma realidade, e até um
diferencial entre agências e empresas que buscam aderir a uma tendência cada
vez mais praticada em diferentes mercados.
Segundo
Kauana Neves, Country Leader na another, agência de comunicação estratégica
líder da América Latina, o marketing digital baseado em inteligência artificial
é uma estratégia que utiliza tecnologias avançadas para otimizar e personalizar
a experiência online do cliente. Ao analisar big data, a IA permite que as
empresas entendam melhor seu público, personalizem conteúdo e ofertas e
automatizem tarefas repetitivas, como envio de e-mails e gerenciamento de
mídias sociais. Além disso, as campanhas publicitárias são otimizadas em tempo
real e facilitam a interação direta com os clientes através de chatbots e
assistentes virtuais, melhorando a eficiência e eficácia das estratégias de
marketing.
De acordo
com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo
da Universidade de Oxford, o ChatGPT é o produto de inteligência artificial
generativa mais reconhecido em todo o mundo, porque quase 50% da população já
ouviu falar desta ferramenta. Outras plataformas como Gemini, Copilot ou
Snapchat My IA são menos conhecidas, com percentuais entre 2% e 29%.
O
conhecimento sobre IA também varia de acordo com os grupos sociodemográficos,
onde em média os jovens e aqueles com elevado nível de escolaridade indicam já
ter ouvido falar deste tema. Além disso, a maioria das audiências deu pouca ou
nenhuma atenção à forma como a IA pode ser usada no jornalismo, e expressou
sentimentos como resistência, suspeita e medo. No entanto, a percepção também
evolui rapidamente quando as pessoas se familiarizam com estas tecnologias,
existem aqueles que são mais abertos à sua adoção para algumas funções, aponta
o estudo.
Além disso,
a utilização desta ferramenta continua a inovar mundialmente no mundo
editorial, após a recente parceria anunciada com a Condé Nast para exibir
conteúdos de grandes marcas como Vogue, The New Yorker, GQ, Vanity Fair, Wired,
entre outras, para permitir que a inteligência artificial utilize textos dos
meios acima mencionados, além de compensar adequadamente o uso da propriedade
intelectual.
“Pessoas e
empresas possuem diferentes opiniões sobre o uso da inteligência artificial.
Isso se deve ao fato de que, apesar da resistência a certos termos e condições,
há também aspectos positivos, como a acessibilidade e a personalização. A
verdade é que essa tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e, assim como
qualquer outra ferramenta utilizada ao longo da história, seu uso depende das
intenções e ações de seus criadores e usuários”, afirma Kauana.
Sobre a another
Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Europa܂Para mais informações, visite a página da another.
Informações, another