Evento marca o encerramento das oficinas do projeto, que uniu cultura, tecnologia e educação digital na cidade
O projeto Conecta Brasil (PROAC 51166) encerra sua
passagem por Mauá (SP) com o lançamento oficial dos aplicativos desenvolvidos
pelos alunos durante as oficinas, celebrando o aprendizado e a criatividade dos
jovens participantes. O evento acontece no dia 28 de novembro, às 8h, na E.E.
Sada Umeizawa.
Durante as oficinas, jovens de 14 a 18 anos foram
convidados a cocriar jogos e aplicativos educativos inspirados na cultura,
história e cotidiano de sua comunidade. O projeto adota o conceito de
edutainment, aprendizado por meio do entretenimento, promovendo a inclusão
digital e o desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas de forma lúdica e
acessível.
“O Conecta Brasil busca promover o acesso à cultura
digital e estimular competências criativas e tecnológicas essenciais para o
futuro dos jovens”, destaca Patricia Tomiatti, responsável pelo projeto na MR2
Cultural.
A edição em Mauá integrou o ciclo de cidades
contempladas pelo projeto, que também passou por Bom Sucesso de Itararé,
Analândia e Descalvado, beneficiando mais de 60 jovens e resultando na criação
de três aplicativos originais. Além disso, cada escola participante recebe
cinco computadores doados, ampliando o legado educacional do Conecta Brasil.
“É muito gratificante apoiar um projeto que conecta
cultura e tecnologia de forma tão envolvente, despertando nos jovens o
interesse por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Iniciativas
como esta ampliam oportunidades de aprendizado e estimulam competências
essenciais para o futuro, contribuindo para nossa meta global de impactar
positivamente 100 mil pessoas com educação até 2030”, afirma Laura Cardoso,
Coordenadora de Sustentabilidade da Indorama Ventures.
Aberto ao público, o evento de encerramento contará
também com uma palestra sobre inovação e novas tecnologias, convidando a
comunidade escolar e famílias a conhecerem os resultados das oficinas.
O Conecta Brasil é realizado pela MR2 Cultural, por
meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do
Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), com o
patrocínio da Indovinya, divisão de especialidades químicas e surfactantes da
Indorama Ventures, e o apoio da Think Projetos. Em Mauá, o projeto tem parceria
da E.E. Sada Umeizawa.
Serviço
Lançamento dos aplicativos – Projeto Conecta Brasil
(PROAC 51166)
Data: 28 de novembro de 2025
Horário: 8h
Local: E.E. Sada Umeizawa
Endereço: Rua Santa Rita,
56 – Vila Santa Cecília – Mauá/SP – CEP 09380-030
Sobre a Indorama Ventures
A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na
Tailândia (código Bloomberg IVL.TB), é uma das maiores produtoras de
petroquímicos do mundo, com atuação global na Europa, África, Américas e
Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa abrange PET combinado, Indovinya,
Indovida e fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais
setores de bens de consumo de movimento rápido (FMCG), agrícola, estilo de vida
e automotivo, incluindo bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança.
A Indorama Ventures tem cerca de 25.000 funcionários em todo o mundo e reportou
uma receita de US$ 15,4 bilhões em 2024. A empresa está listada no Índice Dow
Jones Best-In-Class.
Sobre a MR2 Cultural
Fundada em 2012, a MR2 Cultural é referência em gestão
de projetos culturais e produções artísticas, oferecendo soluções completas e
inovadoras. Com uma equipe altamente qualificada e profissionais
especializados, a MR2 Cultural se destaca por sua atuação em leis de incentivo
como PROAC, PROMAC, PRONAC, PRONAS e PRONON, garantindo o máximo de
aproveitamento dos recursos disponíveis para a realização de diversos projetos
culturais. Seu portfólio abrange uma ampla gama de projetos e temas, que
incluem música, teatro, circo, mágica, dança, ciência, oficinas artesanais,
fotografia, grafite, entre outros, com a missão de promover a diversidade
cultural e artística, proporcionando experiências enriquecedoras e impactantes
para o público e todos os envolvidos.
Informação e imagem, Assessoria de Imprensa da MR2
Cultural
