Democratização do acesso à perfumaria internacional está entre as estratégias adotadas pela marca para se conectar com esse público
Redes
sociais e inovação têm remodelado a maneira de consumir produtos de beleza
entre os jovens brasileiros
Atenta às
principais tendências de consumo da Geração Z, a Avon, referência no mercado de
beleza, tem investido no seu amplo portfólio de perfumaria para se aproximar
cada vez mais desse público jovem.
Como parte
dessa estratégia, a empresa recentemente lançou LOV|U Connected, uma fragrância
floral frutal, que é a cara das brasileiras e realizou o relançamento da linha
de Far Away, uma das mais tradicionais e conhecidas da perfumaria Avon, que
além do bom custo-benefício já conhecido pelas consumidoras, agora vem com uma
nova identidade visual, reafirmando o seu comprometimento com a alta
modernidade e sofisticação da perfumaria internacional.
Esse
movimento está alinhado ao atual comportamento dos jovens nascidos entre a
segunda metade da década de 1990 e 2010, que tem impactado significativamente o
mercado de beleza. De acordo com um estudo da Statista, plataforma alemã de
coleta de dados, essa geração gasta em média US$ 2 mil (R$ 11 mil) por ano em
produtos de beleza.
Juliana
Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil, enxerga essa dinâmica como uma
oportunidade de peso para não apenas impulsionar os negócios da Avon, mas
também ditar novos caminhos para o mercado de perfumaria nacional. “O Brasil é
apaixonado por boas fragrâncias e cosméticos, o que se reflete entre os mais
jovens ávidos por novidades, diversidade e inovação. Isso abre um leque de
horizontes para os players de perfumaria, que necessitam investir cada vez mais
em qualidade e dando acesso à todos os públicos”, observa Juliana.
No Brasil,
o setor destaca-se por ser o segundo maior do mundo, conforme dados da
Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos (Abihpec), ficando atrás somente dos Estados Unidos, com
movimentações que chegam a R$ 16 bilhões ao ano. A associação indica, ainda,
que 78% dos brasileiros consomem algum tipo de fragrância.
Para
acompanhar esse cenário aquecido, a Avon conta com um robusto e diverso
portfólio de perfumes, que são desenvolvidos em parceria com perfumistas
renomados das principais Casas de Fragrância do mundo. A marca Far Away, que
acaba de ser relançada no Brasil, por exemplo, destaca-se por seus mais de 25
anos de presença no mercado mundial, conquistando mulheres elegantes. “Somos
referência no mercado, com produtos que dialogam com tendências globais e ainda
mantêm uma herança que conecta tradição e inovação. Com isso, estamos trazendo
luz para um novo momento da perfumaria Avon, que tem em seu DNA refletir
experiências olfativas modernas, com base em ingredientes reconhecidos
internacionalmente - claro, tudo isso de forma democrática, valor inegociável
para Avon”, conta a executiva.
Mundo
digital ditando regras
Atrelada ao
consumo de produtos de beleza, as redes sociais têm sido fundamentais para esse
movimento da Geração Z. Uma recente pesquisa intitulada “Using TikTok as a
Search Engine”, divulgada pela Adobe, indicou que 64% dos jovens utilizam o
TikTok como mecanismo de busca. Entre os assuntos buscados aparecem dicas de
moda (30%), dicas de beleza (29%), recomendações de produtos (25%) e novos
produtos ou serviços (25%).
“O TikTok é
um nítido exemplo de plataforma com alto poder de viralização com entregas para
a grande audiência, ajudando a criar laços ainda mais sólidos com o público
jovem. Para além do Tik-Tok, estamos atentos nos espaços em que essa geração
está presente, para promover uma conexão mais próxima e que corresponde as suas
necessidades, seja na perfumaria ou em outros segmentos de beleza”, finaliza
Juliana.
Sobre a Avon
Avon, parte
do grupo Natura & Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta
no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização
da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil,
concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza:
é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios
ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas
habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e
impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos
inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as
linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care
e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem
diversos itens para Moda & Casa.
Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site.
Informações,
Weber Shandwick
Imagem,
Weber Shandwick/Avon