Martin Henkel, especialista em longevidade
Os
primeiros integrantes da Geração X, causadores de grandes transformações nos
anos 1970 em diante chegaram aos 60 anos de idade. Até aí nada de novo pois
esta geração é bem conhecida, porém a grande novidade é isso gera necessidade
de ajustes nas ferramentas do marketing 60+ para relacionamento com esta nova
turma.
A Geração
X, também conhecida como Geração Coca-Cola, foi integrada por pessoas nascidas
entre 1964 e 1980 que chegaram aos 60 anos. Tecnicamente e segundo a OMS são
considerados Pessoas Idosas pois nos países em desenvolvimento esta marca é
atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. Até então os Boomers,
geração nascida entre 1945 e 1963, eram os mais associados aos cabelos brancos
e ao fato de terem cruzado a linha dos 60. Pois a mudança que começa exatamente
este ano começa a integrar a Geração X ao grande e diverso grupo 60+.
O que isso
causa além de permitir o embarque no grupo prioritário ou requerer o cartão
para vaga especial no estacionamento? Nada, ou melhor, bem pouco no que se
refere ao estilo de vida e comportamento. Se os Boomers já não eram os mesmos
do grupo com 60 anos ou mais de 30 anos atrás, imaginem os Geração X atuais?
Para
entendermos melhor os impactos que a chegada aos 60 anos trará para marcas,
produtos e serviços que já se relacionam com este consumidor precisamos
resgatar as bases do Aging in Market, conceito desenvolvido por Henkel e que
mapeou e propõe ajustes nas ferramentas de comunicação e design considerando as
questões naturais do envelhecimento dos sentidos humanos. Mudanças na visão que
vão além to tamanho da letra e entram em cores e contrastes que funcionam
melhor e passam por tipos de fontes que devemos e não devemos usar. Nas
alterações na audição o tipo de som que passa por uma campainha do micro-ondas
ao padrão de voz de um atendente de call center ou locução de um vídeo.
Acrescente-se também os ajustes por conta das mudanças cognitivas. Este tema é tão
crucial no estudo do marketing que se transformou em matéria na FGV na Formação
Executiva em Mercado da Longevidade que terá nova turma presencial em 2025.
Da
internalização de conhecimento nas áreas criativas e de desenvolvimento e
aplicação na comunicação, produtos e estratégia. Sempre de forma discreta,
apropriada e natural. Vamos conhecer um pouco mais de quem estamos falando e
leva a arte de se relacionar com os 60+ para outro nível de desafio:
- Os integrantes da Geração X são
conhecidos por serem autossuficientes, por priorizar o trabalho com
criatividade, mais do que somente por dinheiro ou status, buscando através
do trabalho a realização dos desejos materiais, pessoais seus e de seus
filhos;
- Valorizam muito seu tempo livre
e buscam atividades que a relaxem e a conectem com seus amigos e família;
- Apreciam horários flexíveis
para conciliar trabalho e vida pessoal;
- Cresceram em um período de
grandes mudanças tecnológicas e se adaptaram rapidamente às novas
ferramentas, modelos de computadores, celulares e softwares;
- São ágeis e proativos em buscar
soluções inovadoras para os desafios do seu trabalho;
- Buscam sua própria autonomia e
tomam decisões de forma assertiva;
- Valorizam a liberdade para
escolher seus próprios caminhos e não se deixam influenciar facilmente
pelas opiniões dos outros;
- Desenvolveram uma forte ética
de trabalho desde jovens e acreditam que o esforço e a dedicação são
essenciais para o sucesso;
- São responsáveis e
comprometidos com seus projetos, realistas focam em resultados;
- Buscam soluções práticas e
eficientes para os problemas do dia a dia e não se perdem em idealismos
que não tenham propósito e objetivos claros;
- Com anos de experiência
profissional, possuem um vasto conhecimento em suas áreas de atuação e nas
que o cercam tornando-os bons generalistas;
- Buscam compartilhar seus
conhecimentos com os colegas mais jovens e valorizam a troca de
experiências;
- Gostam de analisar as situações
por diferentes ângulos e não tem medo de questionar o status quo;
- Ávidos por novas informações e
perspectivas, estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e projetar
alternativas para sua vida profissional;
- Sentem uma certa nostalgia pela
época em que cresceram, com a música, os filmes e os hábitos daquela
geração, no Brasil conhecida como a Geração Coca-Cola que viu o nascimento
do rock nacional;
- Começam a se preocupar com
bastante inquietação sobre seu próprio envelhecimento sob os aspectos
físicos, fisiológicos, estruturais e financeiros;
- Enxergam o horizonte a
aposentadoria do INSS como um sonho ainda distante do imaginado
considerando 65 anos para homens e 62 para mulheres e mesmo quando
alcançado, não suficiente para bancar o atual padrão de vida, sonhos e
necessidades que sabem que terão ao observarem o envelhecimento dos seus
pais.
Quando
iniciei minha jornada profissional há 10 anos, esperava por este momento. Onde
cruzamos um marco biológico e fisiológico, com o comportamento de uma nova
geração que já chega bem diferente de quem alcançou os 60 anos há 10, 20 e
principalmente 30 anos.
O desafio
para marcas, produtos e serviços está em conseguirem manter a conexão com a
Geração X que tem o mesmo espírito dos anos 80, mas fisiológica e
biologicamente está diferente. O recado para as marcas é aperfeiçoem suas
ferramentas, canais e estratégias de forma discreta, natural e profissional,
finaliza Martin.
**Martin
Henkel é CEO
da SeniorLab, Professor. de marketing 60+ na FGV, sócio do Terra da Longevidade
Produtos, criador e Coautor do livro A Trilha da Longevidade Brasileira e do
livro SHOPPER60+.
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