Objetivo é aprimorar o conhecimento dos profissionais de campo e de toda a cadeia de atendimento nos produtos Spheros, para maior eficiência e a correta operação
Centro de treinamento e capacitação vai formar mais de 900 profissionais de todo o País em 2025
A Spheros,
empresa líder no Brasil e em todo o mundo em soluções térmicas para veículos
comerciais, anuncia a criação da Spheros Service Academy, centro de treinamento
e capacitação técnica da marca para profissionais da sua rede autorizada e
clientes frotistas de todo o País. O objetivo principal é aprimorar o
conhecimento dos profissionais de campo sobre os produtos Spheros, garantindo
maior eficiência e a correta operação dos sistemas de climatização, ampliando a
sua vida útil e reduzindo a possibilidade de falhas e eventuais problemas
técnicos.
“A criação
da Spheros Service Academy surgiu da nossa busca pela excelência no atendimento
da nossa rede e no relacionamento com os clientes. Quanto mais avançada é a
tecnologia e o padrão de qualidade dos produtos, maior precisa ser o
conhecimento dos profissionais em campo à respeito de suas características”,
destaca Luis Carlos Sacco, diretor regional América Latina da Spheros. “Com
isso, asseguramos eficiência máxima, maior vida útil dos componentes e redução
significativa de falhas ou incidentes técnicos.”
Localizada
na sede da Spheros, em Caxias do Sul, a Spheros Service Academy possui um
espeço totalmente dedicado à treinamentos práticos, e equipado com um sistema
completo de climatização, com compressor, recolhedora de gás, balança e demais
componentes do sistema de refrigeração, além de equipamentos eletrônicos como
controladores e itinerários, e ferramentas específicas para simulações
práticas, desmontagens e identificação de falhas. A estrutura do Spheros
Service Academy também é utilizada para treinamentos internos voltados às
equipes das áreas de Produção, Qualidade, Logística e demais setores.
A Spheros
Service Academy conta com instrutores altamente qualificados, comprometidos em
desenvolver e aperfeiçoar as competências dos técnicos. Sob a coordenação do
time de Pós-Vendas e com o apoio de uma equipe interna dedicada às atividades,
desde inscrições, logística, alimentação e infraestrutura, oferece um ambiente
completo e bem estruturado para garantir uma experiência de aprendizado
diferenciada e de alto nível.
Com duração
de três dias, os treinamentos são imersivos, ministrados mensalmente com foco
na capacitação da rede autorizada e profissionais técnicos de clientes
frotistas, contemplando parte teórica e prática. Os treinamentos abrangem todo
o portfólio da marca Spheros, com foco em sistemas de climatização para o
transporte de passageiros, componentes eletrônicos e peças de reposição. O
objetivo é garantir o domínio técnico sobre as soluções oferecidas, desde a
instalação, operação e manutenção.
Paralelamente
às atividades realizadas na fábrica, a Spheros Service Academy leva seu
know-how até os clientes por meio de treinamentos “in company”, conduzidos
diretamente nas garagens. Essa iniciativa amplia nossa presença no Brasil,
América Latina e África, garantindo proximidade, agilidade e total alinhamento
às necessidades de cada operação.
Parceria
com SEST-SENAT
Destaque-se
também o apoio estratégico do SEST-SENAT, em um modelo de cooperação mútua, nas
unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, oferecendo formação técnica
de excelência aos profissionais dessas regiões. Até 2026, o objetivo é ampliar
essa parceria para as unidades de Brasília, Belo Horizonte e Manaus, expandindo
ainda mais nosso alcance e impacto. Para garantir atualização contínua, os
instrutores do SEST-SENAT participam regularmente de programas de reciclagem na
unidade fabril em Caxias do Sul, mantendo-se alinhados às mais recentes
tecnologias, procedimentos e padrões de qualidade da Spheros e assegurando a
excelência na formação técnica oferecida ao setor.
“A Spheros
Service Academy vem para transformar conhecimento em resultados. Mais do que um
centro de treinamento, é um diferencial competitivo para frotistas, rede
autorizada e parceiros, garantindo equipes mais preparadas, processos mais
eficientes e clientes mais satisfeitos. Com essa iniciativa, a Spheros reforça
seu compromisso em oferecer soluções completas — produtos de excelência aliados
a capacitação técnica de alto nível — fortalecendo ainda mais sua posição de
liderança no mercado”, destaca Luiz Carlos Sacco.
Sobre a
Spheros
Com matriz
na Alemanha e presença em 11 países, a Spheros é uma empresa de tecnologia
global, líder de mercado no desenvolvimento e fabricação de soluções em
climatização para transporte comercial – ônibus convencionais e elétricos – e
tem como foco principal o desenvolvimento e produção de soluções de
climatização e produtos eletrônicos para este mercado. Fundado em 1956, o Grupo
Spheros desenvolve soluções sustentáveis que impulsionam a eletrificação da
frota global de ônibus, reduzindo emissões e consumo de combustível.
A linha de
produtos inclui sistemas de ar-condicionado, aquecedores, bombas de
refrigeração, bem como unidades de controle eletrônico inteligentes. A empresa,
com sede em Gilching, Munique, tem presença global com operações na Europa,
América do Norte, América do Sul, China, Índia, África do Sul e Austrália,
atendendo tanto OEMs quanto ao mercado de reposição. O Grupo Spheros conta com
uma estrutura de mais de 1.100 pessoas.