ChatGPT é a ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI) mais utilizada (77%) pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação
Em sua
quinta edição, o estudo “Tendências da Comunicação Organizacional”, realizado
pela Aberje, detectou que o uso da inteligência artificial já é uma realidade
na comunicação de grande parte das empresas. Entre os participantes, 54% das
organizações responderam que devem se utilizar de algum tipo de inteligência
artificial em 2024, sendo que 36% já estão utilizando e 18% pretendem utilizar
a partir desse ano. Participaram do estudo 161 empresas, entre associadas e não
associadas à Aberje, localizadas nas diversas regiões do país, de todos os
portes e que representam quase todos os segmentos da economia.
O ChatGPT é
a ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI) mais utilizada (77%)
pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo
utilizada pela área de Comunicação. Em seguida, são utilizadas pelas empresas o
Grammarly (19%) e o Copy AI (19%).
“A produção
de textos (73%) e geração de insights (59%) são as principais finalidades na
utilização da inteligência artificial pela área de comunicação. Em um primeiro
momento, essa utilização se dará, predominantemente, através da incorporação
gratuita dos apps de inteligência artificial, cuja preferência na maioria das
empresas é pelo ChatGPT”, diz Carlos Ramello, coordenador da pesquisa
da Aberje.
Entre os
respondentes, apenas 8% não têm nenhuma inovação tecnológica sendo utilizada
pela área de comunicação. Entre as 92% de organizações participantes, cujas
áreas de comunicação têm utilizado inovações tecnológicas, 54% utilizam
plataforma de comunicação Interna; 51% utilizam redes sociais corporativas; 45%
utilizam aplicativos (app) para dispositivos móveis e 39% utilizam a
comunicação em nuvem.
Ainda sobre
as inovações tecnológicas utilizadas, em menor medida de utilização temos: 36%
que utilizam ferramentas de videoconferência avançadas; 31% usam chatbot; 22%
utilizam ferramentas de análise de dados e 16% utilizam Inteligência artificial
generativa, sendo que o chat GPT é o mais utilizado (77%), conforme mencionado
anteriormente.
Para as videoconferências avançadas, o Microsoft Teams (84%) é a ferramenta mais utilizada pelas empresas participantes que já tem a tecnologia adotada e vem sendo utilizada pela área de Comunicação (36%). Em seguida, são utilizadas pelas empresas o Zoom (26%) e o Google Meet (24%). Em relação às ferramentas de rede social corporativa que vêm sendo utilizadas pela área de comunicação de 51% das empresas, destacam-se o Yammer (39%) seguido do extinto Workplace by Facebook (31%).
Sobre a Aberje
A
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional
e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo
fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer
formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de
produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje
ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença
nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and
Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da
Comunicação Empresarial Brasileira.
Informações,
Make Buzz Comunicação