Parque Ibirapuera comemora Mês das Crianças com programação repleta de diversão e contato profundo com a natureza

Cronograma será oferecido em outubro e contará com uma série de atividades gratuitas para toda a família   

Dia das Crianças está chegando e o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, é o espaço ideal para celebrar a data, já que é considerado um dos principais ambientes de lazer da cidade de São Paulo. Com um cronograma que se estenderá durante todo o mês de outubro, as famílias estão convidadas a participar de atividades que proporcionam muita diversão, aprendizado e uma potente conexão com a natureza, além de momentos únicos que ficarão registrados para sempre na memória dos pequenos. Veja abaixo a programação completa: 

Estação Biodiversidade: Conhecendo a diversidade de abelhas do Ibira 

Data: 5 e 6 de outubro

Horário: das 14h às 17h

Sobre: a atividade apresentará às crianças o universo incrível das cerca de seis espécies de abelhas nativas, sem ferrão e inofensivas que existem no Parque Ibirapuera. Durante o passeio, os participantes irão até os ninhos das abelhas, onde aprenderão a identificá-las por suas singularidades e principais características. Também serão realizados trabalhos manuais e jogos educativos para os pequenos se divertirem, aprenderem e ampliarem o vocabulário quanto aos temas polinização e equilíbrio ecológico.

Local: parquinho em frente às quadras esportivas

Atividade gratuita  

Estação Biodiversidade: Bicho-pau 

Data: 12 e 13 de outubro

Horário: das 14h às 17h

Sobre: nesta atividade, que colabora para democratização da ciência, as crianças conhecerão mais sobre os curiosos bichos-pau. Enquanto observam, desenham, colorem e produzem trabalhos manuais, os pequenos também aprenderão sobre temas relacionados à biodiversidade de plantas e animais nativos do Brasil presentes no parque e à importância da conservação de espécies vulneráveis e em perigo de extinção no país e na cidade de São Paulo. Vale ressaltar que, apenas no dia 12 de outubro, das 12h às 17h, o espaço contará com a exposição ‘O Incrível Universo do Bicho-Pau’, conduzida em parceria com grupo de pesquisa e divulgação científica Projeto Phasma.

Local: parquinho em frente às quadras esportivas

Atividade gratuita  

Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo 

Data: 6 e 20 de outubro

Horário: 10h30

Sobre: a caminhada é guiada pela equipe ambiental da Urbia e passará pelas ruas, alamedas e jardins do espaço, além de ter como foco a biodiversidade presente no parque, sua história e principais curiosidades. Ao longo do trajeto, haverá paradas estratégicas nas quais as famílias conhecerão algumas aves, espécies botânicas e ecossistemas que pairam pelas paisagens.

Local: ponto de encontro no Centro de Visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera

Atividade gratuita   

Sextou no Ibira: Dia da Kokedama 

Data: 11 e 18 de outubro

Horário: das 14h às 17h

Sobre: a equipe educativa da Urbia oferecerá às crianças atividade manual com elementos da natureza a partir da técnica japonesa conhecida como kokedama, que significa “bola de musgo”. É uma forma criativa e inspiracional de cultivar plantas em casa e em apartamentos sem a necessidade de vasos ou outros recipientes. Os visitantes são convidados a construírem suas próprias “bolinhas vivas” e levarão suas kokedamas para casa.

Local: área de piquenique

Atividade gratuita  

Sessão especial ao vivo no Planetário Ibirapuera: Nosso Teto Estrelado 

Datas e horários: 12 de outubro, às 17h, e 13 de outubro, às 15h

Sobre: o Planetário Ibirapuera apresentará uma sessão especial ao vivo, em que os pequenos poderão embarcar em uma fascinante viagem pelo céu noturno. Com uma linguagem adequada e um visual encantador, as crianças descobrirão as estrelas e as constelações que enfeitam o céu, como um verdadeiro "teto estrelado". Durante a apresentação, as famílias investigarão as estrelas e os cometas e entenderão o que são constelações, identificando figuras famosas como o Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião. As crianças também aprenderão sobre os planetas do Sistema Solar e suas luas. A sessão é recomendada para famílias com crianças de 5 a 11 anos.

Local: Planetário Ibirapuera

Ingressos: Urbiapass  

Sessões fixas do Planetário Ibirapuera 

Dias e horários: sextas-feiras, às 12h (sessão gratuita), sábados, às 13h, 15h, 17h e 19h, e domingos, às 11h, 13h, 15h e 17h. 

Sobre: três sessões fixas são oferecidas às famílias aos finais de semana: O show da Luna, Olhar o céu de São Paulo outra vez e Planetas do Universo, sendo ao menos uma sessão gratuita por semana. Vale ressaltar que ‘O Show da Luna’ é uma sessão infantil, destina ao público de 4 a 11 anos, que conta a história da personagem em uma viagem interativa e musical pelo espaço, investigando questões científicas como: o brilho das estrelas, a possibilidade de caminhar nos anéis de Saturno, a existência de vida em Marte e o motivo de Plutão não ser mais considerado um planeta. As demais sessões são recomendadas para crianças a partir de 11 anos.

Local: Planetário Ibirapuera

Ingressos: Urbiapass  

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

Informações, Urbia Parques

Imagem, Divulgação Urbia Parques
Postagem Anterior Próxima Postagem
Ideia Ilimitada