Pesquisa do Gartner aponta crescimento de uma IA mais autônoma, que mudará relações entre empresas e consumidores
No universo
da inteligência artificial, uma nova onda se aproxima rapidamente. Trata-se dos
agentes de IA, que executam tarefas cada vez mais complexas e tomam decisões de
forma autônoma. No atendimento ao cliente, essa evolução é vista com bons
olhos. Até 2029, essa tecnologia resolverá 80% dos problemas comuns de
atendimento sem intervenção humana, de acordo com uma projeção recente da
consultoria Gartner.
Enquanto
chatbots tradicionais, por exemplo, são mecânicos e seguem roteiros
predefinidos, o agente de IA consegue agir de maneira autônoma, para realizar
compras online por conta própria a partir do comando humano, por exemplo.
Para o
setor de atendimento ao cliente, isso significa uma nova forma de engajamento,
facilitando o serviço dos atendentes com produtividade e automação das
interações, e redução de custos operacionais para as empresas. Porém, também
mudará a comunicação feita pelos consumidores.
“Essa
transição impactará a forma que o próprio cliente se comunica com a empresa,
pois ele também poderá ter acesso ao agente de inteligência artificial. Os
consumidores poderão usá-la para sanar dúvidas, solicitar trocas e devoluções e
fazer reclamações em seu nome. Esse cenário demanda uma adaptação estratégica
de ambos os lados, para que o relacionamento não seja afetado e a resolução de
problemas seja prática”, comenta Oswaldo Garcia, CEO da NeoAssist, plataforma
referência em atendimento omnichannel e detentora da inteligência artificial
Núb.ia.
Assim, o
estudo da Gartner também aborda que, a partir desse novo comportamento, será
necessário adaptar o atendimento não só para clientes humanos, mas também para
“clientes máquina”. Isso implica diretamente em priorizar a automação, dado que
o volume de interações poderá mudar. Esse pode ser o início de uma grande
mudança na IA conversacional, que está deixando de ser apenas um recurso para o
suporte ao cliente e permeando outros níveis operacionais e de relacionamento.
“A aposta
do mercado é que o agente de IA seja a próxima evolução da tecnologia, e a
previsão para daqui a quatro anos é que já seja possível sentir os resultados
do seu uso. Até lá, nossa missão é preparar o terreno para entregar a melhor
experiência aos clientes, eles usando ou não a IA durante suas jornadas de
compra”, complementa o CEO da NeoAssist.
Inovação e
IA marcam palestras do Web Summit Rio
Os próximos
passos da IA têm sido destaque em eventos de peso. Entre os dias 27 e 30 de
abril, será realizado o Web Summit Rio e, entre as palestras, não faltam temas
envolvendo inteligência artificial. Desde finanças e ESG até design, além do
papel dos agentes de IA.
De olho no
que há de mais novo em tecnologia, customer experience e inteligência
artificial, a NeoAssist é uma das empresas que estará presente no evento. Os
visitantes poderão conversar com a equipe e os executivos da marca para
realizar networking, debater a importância da visão omnichannel no atendimento
e conhecer a Núb.ia — IA proprietária que sugere, resume e analisa sentimentos
de consumidores no atendimento.
Web Summit
Rio
Data: 27 a
30 de abril
Local:
Riocentro Convention & Events Center - Rio de Janeiro (RJ)
Site: https://rio.websummit.com/
Sobre a
NeoAssist
Com mais de
17 anos de experiência no mercado, a NeoAssist desenvolve tecnologia própria
para permitir que marcas e clientes interajam de forma personalizada em
qualquer canal e a qualquer momento. Nosso ecossistema de soluções auxilia os
parceiros a elevar a satisfação do cliente, aprimorar as taxas de resolução e
impulsionar a produtividade através de comunicação omnichannel, bots com
inteligência artificial generativa e cognitiva, soluções de workflow e
feedback. Tudo isso se torna possível graças a dados e insights valiosos sobre
seus consumidores, atendimento e negócios em uma única plataforma.
Informações,
Agência NoAr
Imagem,
Canva