Por Mônica Schimenes, fundadora e presidente do conselho da MCM Brand Experience
As mulheres
são reconhecidas por impulsionar criatividade e inovação, abraçando a disrupção
com menos hesitação. No dinâmico e competitivo setor de eventos, essas
qualidades femininas destacam-se, contribuindo significativamente para o seu
desenvolvimento e evolução.
Ambientes
diversificados, respeitosos e com igualdade de oportunidades atraem mulheres em
diversas funções: produtoras, planners, coordenadoras, assessoras e líderes. A
presença feminina nesses papéis é um sinal claro de inovação e inspiração em
ação.
Recentemente,
observou-se um aumento expressivo de mulheres no setor, impulsionado por uma
liderança voltada para o empoderamento feminino. Dados do SintiBref – Minas
revelam que o número de mulheres empreendedoras dobrou nos últimos cinco anos,
e a presença feminina em cargos de liderança cresceu em 29%.
Mulheres
estão não apenas ocupando posições de liderança no setor de eventos, mas também
estão reinventando abordagens de gestão e tomada de decisão, trazendo impactos
significativos no mercado. Além disso, mais mulheres estão sendo vistas como
palestrantes, uma mudança notável comparada a períodos anteriores.
No entanto,
o preconceito ainda é uma realidade. Promover e apoiar essa transformação é
crucial para inspirar e formar futuras líderes. Quanto mais exemplos de
liderança feminina tivermos, maior será a probabilidade de termos um futuro com
mais mulheres em posições de poder.
A
sociedade, e não apenas o setor de eventos, necessita de líderes femininos como
referência. Como líder, me dedico a amplificar as vozes das mulheres,
ajudando-as a encontrar e expressar suas perspectivas únicas. Promover
lideranças que incentivem a criatividade e inovação femininas é fundamental.
Estou comprometida em destacar e apoiar o desenvolvimento de carreiras
femininas, preparando-as para inspirar e liderar as próximas gerações. Somos
muitas vozes; nosso objetivo é ser uma voz autêntica, não apenas um eco.
Sobre
Mônica Schimenes
Mônica
Schimenes, é fundadora e presidente do conselho da MCM Brand Experience, grupo
de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com
a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o
selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar
a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da
Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de
Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher
Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como
empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa
Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing,
comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson
& Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza
importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento
feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”,
sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas,
diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do
Léo.
*O texto
publicado não reflete, necessariamente, a opinião deste site.