Ação tem
objetivo de combater compras por impulso e incentivar a guarda responsável de
animais de estimação
Durante o
período da Páscoa, a Cobasi, uma das maiores redes de varejo pet do Brasil,
retoma sua tradicional campanha de conscientização “Coelho Não é Brinquedo”. De
7 a 22 de abril, a venda de coelhos e roedores será suspensa em todas as mais
de 245 lojas físicas da marca no país. A iniciativa, promovida pelo pilar
social Cobasi Cuida, está em sua oitava edição e visa combater as compras
impulsivas de animais durante a data comemorativa.
A medida
foi adotada após a percepção de que o aumento da demanda por coelhos nesta
época está diretamente ligado à simbologia da Páscoa. Muitas dessas aquisições
são feitas sem planejamento, especialmente para presentear crianças, resultando
posteriormente em abandono, devoluções ou repasses dos animais a terceiros.
“Coelhos
são pets que exigem cuidados específicos e um compromisso de longo prazo. Ao
suspender as vendas nesse período, queremos reforçar a conscientização sobre a
guarda responsável e evitar compras por impulso, que podem resultar em abandono
ou em dificuldades para os tutores”, explica Daniela Bochi, gerente do pilar
social Cobasi Cuida.
Coelho
como pet: responsabilidade e cuidados
Para
reforçar a campanha, as lojas da Cobasi vão substituir os espaços destinados à
venda de roedores por materiais informativos. Os conteúdos destacam a
importância de cuidados específicos com coelhos, além de trazerem um QR Code
que direciona os consumidores para uma página no blog oficial da Cobasi, onde é
possível encontrar mais orientações sobre a criação adequada desses animais.
Entre os
temas abordados no material educativo estão:
Expectativa
de vida de um coelho;
Higienização
do ambiente;
Alimentação
balanceada;
Necessidade
de acompanhamento veterinário especializado.
Educação
como ferramenta de transformação
A frente
educacional é uma das seis áreas de atuação do projeto Cobasi Cuida. A campanha
“Coelho Não é Brinquedo” integra essa missão de desenvolver conteúdos voltados
ao bem-estar animal, promovendo a adoção consciente e a posse responsável.
Sobre a
Cobasi
Com 40 anos
de história, a Cobasi é pioneira no conceito de megaloja de produtos para pets,
casa e jardim no Brasil. Presente em 19 estados e no Distrito Federal, a
empresa conta com mais de 245 unidades físicas e oferece mais de 20 mil
produtos. Em 2023, ampliou sua presença no Nordeste com a aquisição da rede
Mundo Pet.
Além do
varejo físico, a Cobasi investe em canais digitais, oferecendo uma experiência
completa através de e-commerce e aplicativo próprio. A marca também fortalece
seu ecossistema com serviços como a Pet Anjo, plataforma de intermediação de
dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare.
Reconhecida
como Great Place to Work por quatro anos consecutivos, a empresa figura entre
as 20 melhores do varejo para se trabalhar em 2025.
Informações,
FSB Comunicação
Imagem,
Canva