Segunda semana do Abril pra Dança leva mais de 30 atrações gratuitas à cidade de São Paulo

 

Foto de “Tudo que a Boca come”

Programação inclui espetáculos, shows, oficinas e workshops em diversos espaços culturais da capital paulista

A capital paulista segue pulsando no ritmo da dança! A segunda semana do Abril pra Dança 2025, promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, traz mais de 30 atrações gratuitas espalhadas por diferentes regiões da cidade. De 8 a 13 de abril, o público poderá participar de oficinas, workshops, espetáculos e shows em Casas de Cultura, Bibliotecas, Teatros Municipais e Centros Culturais, com programação das 9h às 21h.

Dança para todos no Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) é um dos principais polos da programação, com 11 atrações distribuídas entre os dias 9 e 13 de abril. Destaques incluem:

Workshop de Tango com Valéria Rodrigues, na quarta-feira (9), das 12h às 13h30;

Aula de ballet clássico para pessoas acima de 60 anos, na quinta-feira (10), às 18h;

Espetáculos, oficinas e apresentações com DJs ao ar livre.

A proposta é oferecer experiências acessíveis e inclusivas, incentivando a vivência da dança em todas as idades e estilos.

Funk, passinho e breaking no Centro Cultural Olido

Já o Centro Cultural Olido, no centro da cidade, recebe nove atrações nos dias 10 e 11 de abril (quinta e sexta). A programação destaca ritmos urbanos como o funk, o passinho e o breaking, com apresentações de grandes nomes da cena e batalhas de dança, além de encontros e oficinas formativas.

Casas de Cultura e Bibliotecas ampliam o alcance da dança

A descentralização é um dos pilares do Abril pra Dança. Nesta semana, o evento chega às Casas de Cultura Guaianases, Hip Hop Leste, Itaim Paulista e Brasilândia, além da Biblioteca Monteiro Lobato.

Alguns destaques:

História do funk como tema de oficinas nas zonas leste e norte da cidade, entre os dias 10 e 13 de abril;

A performance infantil “Poemas Cinéticos”, com dança contemporânea e recursos cênicos lúdicos, na Casa de Cultura Brasilândia;

Espetáculo sobre ancestralidade e identidade feminina na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

Espetáculo premiado no Teatro Cacilda Becker encerra a semana

O encerramento da segunda semana fica por conta do premiado espetáculo “Tudo que a Boca Come”, que será apresentado no Teatro Cacilda Becker, no sábado (12), às 21h, e domingo (13), às 19h. A montagem foi vencedora do Prêmio APCA Dança 2024 em três categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Interpretação e Prêmio Técnico (Figurino).

Com elementos de capoeira, poesia e música ao vivo, a obra reflete sobre a realidade de entregadores de aplicativos e discute temas como ancestralidade, desigualdade social e resistência urbana.

Abertura reuniu centenas no Theatro Municipal

A primeira semana do evento começou no dia 2 de abril, com um espetáculo de dança brasileira de matriz africana realizado nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação atraiu cerca de 150 pessoas, entre transeuntes e público fixo.

“O show foi movimentado, a plateia interagiu e cada vez mais pessoas pararam, mesmo quem estava no intervalo do trabalho ou só de passagem, uma prova de que as pessoas da cidade de São Paulo apreciam arte e prestigiam a dança”, afirmou Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura.

Programação completa e atualizada

A agenda completa do Abril pra Dança 2025 está disponível no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura. Toda a programação é gratuita e sujeita a alterações.

Serviço

Abril pra Dança 2025

Dias 2 a 29 de abril

Ingressos gratuitos

Programação completa clicando aqui

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Imagem, Divulgação/Sérgio Fernandes
Postagem Anterior Próxima Postagem
Ideia Ilimitada